quinta-feira, 3 de maio de 2012

Iluminismo


Mesopotâmia - 6º ano










Regimes totalitários - 9º ano

CRISE CAPITALISTA E REGIMES TOTALITÁRIOS

CONTEXTO:
FIM DA 1ª GUERRA MUNDIAL
Fortalecimento econômico dos EUA:
 – Crescimento industrial e produtividade agrícola: Uso de novas tecnologias/ Ideologia do estilo americano de vida: Consumismo
_ Formação de oligopólios: número reduzido de produtores dominando grandes setores industriais, acabando com seus concorrentes e determinando os preços das mercadorias.
_ Campanhas promovidas por cidadãos brancos e protestantes contra os comunistas, judeus e católicos.
_ Expansão da Ku Klux Klan – organização racista criada em estados do sul, tendo os negros como alvo de discriminação. Conflitos violentos gerados na busca pela igualdade.
_ Lei Seca – emenda constitucional que proibia a fabricação, venda e transporte de bebidas alcoólicas no país. Estimulou o contrabando e falsificação ( Al Capone).

CRISE DE 1929

A crise econômica iniciada nos EUA espalhou-se para outros países do mundo.

Causas:
Dificuldade na reconstrução das sociedades européias após a 1ª guerra.
Tentativa de reconstrução econômica nos países europeus, modernizando suas linhas de produção.
Aumento do ritmo da produção nos EUA, gerando enorme quantidade de mercadorias ser mercado consumidor(Superprodução). Queda nos preços, porém não resolvia o problema dos produtores americanos. Redução das atividades e demissão de milhões de trabalhadores.
A quebra (crash) da Bolsa de Valores de NY: as ações perderam valor financeiro, levando empresas e bancos à falência, fechando suas portas. Declínio do comércio internacional. O Brasil foi diretamente afetado, uma vez que os EUA eram os maiores compradores do café brasileiro.

NEW DEAL (Novo acordo) – programa de superação da crise, criado no governo de Roosevelt. Tentativa de conciliar as regras de mercado e o respeito pela iniciativa privada através da intervenção do estado em setores da economia.
O governo controlava os preços dos produtos agrícolas e industriais; concedia empréstimos aos fazendeiros endividados; realização de obras públicas para a oferta de emprego; criação do salário-desemprego; etc.
Não obteve o sucesso esperado, mas conseguiu de certa forma controlar a crise econômica, que voltou a se fortalecer a partir de 1935.





REGIMES TOTALITÁRIOS – Consequências da crise capitalista

Problemas socioeconômicos que atingiam o governo e a sociedade dos países que haviam se envolvido na primeira guerra.
Crise contribuindo para agravar os conflitos entre as classes sociais, tornando-os mais profundos e explosivos.
A democracia liberal mostrou-se, em algumas regiões, incapaz de administrar os graves problemas da época. Dessa forma, as elites (banqueiros, industriais, grandes comerciantes) mostraram-se favoráveis à formação de governos fortes e autoritários (totalitários), capazes de impor disciplina social para recompor a ordem capitalista.

Democracias liberais recuaram, abrindo espaço para os regimes totalitários, onde o governo forte controlaria os meios de comunicação, os órgãos de segurança, os sindicatos dos trabalhadores, pregando o fim da democracia e a eliminação das oposições por meio de propaganda agressiva ou até da violência física. Existência de um partido único.
O temos das elites européias em relação às lutas proletárias contribuiu para a crise das democracias liberais. Para se protegerem dos movimentos sociais, apoiavam a ascensão dos regimes totalitários.

FASCISMO – ITÁLIA.

Benito Mussolini – fundação do Partido Nacional Fascista. Conquistou o poder na Itália afirmando ser capaz de conter as greves operárias. Nacionalista,era antiproletário.
Na sociedade fascista, os indivíduos deveriam ser totalmente submissos às necessidades do Estado (“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”).
Organizou as milícias (tropas fascistas), promovendo uma série de atentados terroristas contra a oposição. Nacionalismo extremado.
Repressão aos protestos sociais dos trabalhadores.
Ideal básico da educação: submeter o indivíduo à total obediência ao Estado -  “Crer, obedecer e combater”.


NAZISMO – ALEMANHA

Dificuldades econômicas e sociais enfrentadas pela sociedade alemã com as humilhações impostas pelo tratado de Versalhes ao ser vencida na 1ª guerra. A população sofria com o número elevado de desempregados e as altas taxas de inflação.
Operários protestavam contra a exploração capitalista, e greves foram organizadas pelos partidos Comunista alemão e Social Democrata.
A elite passa a apoiar o Partido Nazista – autoritário e antidemocrático – liderado por Adolf Hitler.

Principais teses da doutrina nazista:

Superioridade da raça ariana – os alemães descendiam de uma raça superior e tinham o direito de dominar os povos inferiores(judeus, eslavos, etc).

Anti-semitismo – os judeus (semitas) poderiam corromper e destruir a pureza alemã. Proibição do casamento entre judeus e alemães.

Total fortalecimento do Estado – submissão do indivíduo à autoridade soberana do Estado, personificado pelo chefe (Führer).

Expansionismo – os alemães tinham o direito de conquistar seu espaço vital, expandindo militarmente seu território para reunir as comunidades alemãs em outros países.

DIFUSÃO DAS IDÉIAS: Discursos de Hitler para grandes concentrações de massa, publicações do partido e nos grandes espetáculos criados para influenciar a opinião pública (desfiles militares, etc), transmitindo a idéia de ordem, disciplina e organização.

EDUCAÇÃO: O sistema tinha por objetivo dar às crianças a certeza de que são absolutamente superiores aos outros povos. Diferenciava-se do fascismo pelo caráter militarista, pelo racismo e anti-semitismo. Obrigava aos professores a aprender e ensinar os princípios nazistas e a prestar juramento de fidelidade ao Führer.

O uso da violência contra os adversários políticos ficava a cargo da Gestapo (Polícia secreta do Estado).
Censura política, imposição dos padrões e idéias nazistas às artes plásticas, à música, à literatura e até à pesquisa científica.
Dedicou-se à reabilitação econômica do país, estimulando a agricultura e a industrialização – principalmente armamento.

Em desrespeito ao Tratado de Versalhes, militarizou o país, iniciando sua política de expansão pela Europa, iniciando pela Áustria.

Iluminismo - 8º ano







Crise de 1929 - 9º ano