COLÉGIO EMMANUEL KANT
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
PROFESSORES: CARLOS, LENIVAM, MARIANA E VALDINÓLIA.
O MUNDO NA ERA DA TECNOLOGIA – avanço dos computadores, notebooks, netbooks e tablets.
Grupo:
· Abnê Pinto
· Gabrielle Lucena
· Laís Aguiar
· Milena Silva
· Rafael da Silva
· Samile de Carvalho
· Suanny Vieira
APRESENTAÇÃO
O projeto O mundo na era da tecnologia, com tema “avanço dos aparelhos tecnológicos”, chama atenção das pessoas para refletir como esses aparelhos tecnológicos estão se evoluindo atualmente, e como eles atuam na vida da sociedade.
O avanço dos computadores, notebooks, netbooks e tablets trouxeram muitos benefícios na vida da sociedade porque na maioria das vezes, as pessoas necessitam dessas máquinas para trabalhar, pesquisar, jogar, usar redes sociais, enfim utilizá-las afim de algum objetivo.
No avanço desses aparelhos tecnológicos nasce à internet, que foi um modelo baseado em uma rede, e facilitou comunicação das pessoas com amigos e familiares, e a navegação virtualmente. Além disso, essa rede possibilitou para que os países capitalistas tivessem um avanço na globalização e a partir daí, eles puderam publicar suas empresas em algum site para vender seus produtos.
Atualmente, a internet se encontra nos computadores, e principalmente nos notebooks, tablets e netbooks, pois são computadores portáteis que disponibilizam mais o acesso para essa rede. Além disso, a internet teve um avanço significativo com a chegada da rede Wi-Fi, a qual permite a conexão entre diversos dispositivos sem fios.
Como foram os avanços dos computadores, notebooks, netbooks e tablets? Atualmente, como estão evoluindo os computadores portáteis? Essas reflexões podem ser feitas a partir da leitura das informações dadas a seguir.
VAMOS LÁ!
ÍNDICE
COMPUTADOR................................................................. 3
NOTEBOOK...................................................................... 7
NETBOOK........................................................................ 8
TABLET........................................................................... 10
CURIOSIDADES.............................................................. 11
CONCLUSÃO................................................................... 12
BIBLIOGRAFIA............................................................... 13
COMPUTADOR
PRIMEIRA GERAÇÃO:
Os primeiros computadores surgiram na década de 1940, e possuíam dois níveis de linguagem de programação: o nível da lógica digital e o nível da linguagem de máquina. No primeiro nível, os programas eram efetivamente executados e no segundo toda programação era feita.
O primeiro computador – máquina construída por Charles Babbage na década de 1940.
SEGUNDA GERAÇÃO:
A segunda geração de computadores (1956 – 1963) foi impulsionada pela invenção do transistor (1948) e em 1956, já produziam computadores com esta tecnologia. Foi neste período que houve o surgimento dos modernos dispositivos, tais como: impressoras, fitas magnéticas, discos para armazenamento, etc.
O segundo computador – Os computadores da segunda geração tiveram suas válvulas eletrônicas substituídas por transistores, que diminuiu em muito tamanho do hardware. A imagem ao lado é uma impressora, que surgiu na segunda geração como um dos dispositivos modernos, e facilitou muito a vida das pessoas, porque o que elas quiserem escrever no computador e imprimir podem ser impressos na impressora.
TERCEIRA GERAÇÃO:
Os computadores da terceira geração (1964 – 1970) tiveram um desenvolvimento mais rápido como, por exemplo, os sistemas operacionais e linguagens de programação mais avançadas.
Terceiro computador – Fabricado pela Osborne (empresa norte-americana), o terceiro computador compreendia uma memória de 64KB. Ocupado em uma mala attaché com massa de 11 kg, este computador abriga ainda duas unidades de disquete de 5” ¼ com 204 KB ou em opção de 408 KB de capacidade, um écran de 5”(24 linhas por 54 colunas) a preto e branco, e um teclado basculante (que servia de tampa à mala) com dois blocos de teclas.
QUARTA GERAÇÃO:
Nessa geração (1971-1981), as tecnologias: LSI, VLSI e ULSI possibilitaram para que os computadores abrigassem milhões de componentes em um chip. Estas tecnologias fizeram surgir os minicomputadores - o que facilitou para muitas empresas e universidades informatizar seus departamentos.
Quarto computador – Criado em 1971, o quarto computador teve como marco inicial: o surgimento do microprocessador, e tem tamanho reduzido em relação aos outros computadores.
ARQUITETURAS DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS:
O termo “arquitetura de um computador” significa a possibilidade de visualizar uma máquina, como conjunto hierárquico de níveis que permite entender como os computadores estão organizados. Um exemplo disso é a formação dos primeiros computadores, os quais possuíam dois níveis: o nível da lógica digital (formado no início por duas válvulas, e depois por transistores, circuitos integrados, etc.) e o nível de microprograma, que é o nível de linguagem da máquina, em que toda a programação era realizada através de zeros e uns, e em seguida seria responsável por interpretar o nível da lógica digital.
Em 1951, com Maurice Wikes, surgiu outro nível: o qual as instruções eram escritas de um modo mais conveniente para o entendimento humano, e a técnica consistia em substituir cada instrução desse novo nível por um conjunto de instruções do nível anterior (nível da máquina) ou examinar uma instrução de cada vez e executar a sequência de instruções equivalentes do nível da máquina. A partir daí, houve a evolução do hardware, que quase na mesma época do aparecimento dos transistores, surgiu o conceito de barramento de dados, que acelerou a velocidade dos computadores.
Ao mesmo tempo, apareceram os grandes sistemas operacionais (conjuntos de programas mantidos no computador todo tempo), como DOS e OS, da IBM. Um marco importante que possibilitou esses avanços foi à introdução de processadores de entrada e saída, os canais. É a era das arquiteturas mainframes: o suporte às tarefas computacionais e o desenvolvimento das aplicações eram feitos numa área central, denominado centro de computação.
Nos anos 70, surgiram os supercomputadores (máquinas que inovam na arquitetura). Até esse momento, o crescimento da eficiência de um computador estava ligado pela nova tecnologia, mas especificamente pelo processamento escalar, exigindo que o processador central terminasse uma tarefa para começar iniciar outra, produzindo o gargalo de von Neumann. Neste período, houve um avanço significativo de supercomputador: a criação da máquina Cray-1, da CRAY RESEARCH, em 1971, sendo a primeira máquina pipeline, cujo processador executava uma instrução dividindo-a em partes. A evolução seguinte foi denominada de máquina vetorial ou máquina SIMD, cujo processador trabalhava com mais de um conjunto de dados ao mesmo tempo.
Com a tecnologia VLSI (quarta geração dos computadores) surgiram os minicomputadores, o que possibilitou muitas empresas e universidades informatizarem seus departamentos. Os grandes usuários interligavam os computadores para enviar aos seus mainframes, arquitetura que continuava ainda no centro de computação. Do minicomputador para o computador pessoal foi um passo, que no início da década de 1980 surgiram os chamados “Pcs”, e ainda nesta época apareceram às arquiteturas RISC com promessa de ganho de desempenho pela eliminação do conceito de microprograma. Essas máquinas ainda continuavam sendo von Neumann tradicionais com todas as suas limitações.
As tentativas de quebrar o gargalo de von Neumann e o inicio de centralização dos sistemas com os surgimento das arquiteturas de rede, fizeram emergir e desenvolver as arquiteturas paralelas da hardware. Juntamente com as arquiteturas, evoluíram os sistemas operacionais e a evolução de linhas de processadores como a INTEL, os quais servem para refletir sobre a evolução da indústria dos computadores de um determinado período.
A mais nova arquitetura determinada pela recente evolução de computação, foi resultado da rápida convergência de tecnologia de comunicações, de dados, de telecomunicações e da própria informática. É o caso da INTERNET ou modelo computacional baseado em uma rede, tendo sua origem nos na década de 1970, com um esforço do Departamento de Defesa dos EUA.
A internet – é uma rede que está altamente num mundo globalizado. Além disso, facilitou muito para as pessoas, pois elas podem fazer um site publicando algo que chame atenção das outras pessoas como, por exemplo, um produto consumista. Além disso, as pessoas podem se comunicar com outras pessoas através das redes sociais, como, por exemplo, o facebook.
Cray-1 – Supercomputador criado em 1970, a Cray-1 foi um computador mais rápido do mundo, com velocidade de relógio 12,5ns (80 MHz), e se tornou a primeira máquina pipeline (técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada).
NOTEBOOK
O significado da palavra “notebook” é um bloco de notas ou caderno, e provém de origem estrangeira. Para a tecnologia significa um novo aparelho tecnológico com portabilidade. Além disso, esse computador portátil pode ser levado para qualquer lugar devido ao seu tamanho que é menor que os computadores de mesa.
A empresa japonesa Epson criou o primeiro notebook: Epson Hx-20. Após a sua criação, a IBM lança um notebook parecido com o de hoje: IBM 5155, primeiro aparelho dobrável. Em 1985, a Rádio Snack lança TRS-80 Modelo 200, primeiro notebook dobrável com o monitor ocupando uma das metades. Em 1988, a NEC lança o modelo Nec Ultralite, montando um computador portátil que provesse mobilidade aos seus engenheiros que trabalhavam nas linhas de montagem de PABX.
Em 1992, a IBM lança o thinkpad, com Modelos 700 e 700c, que eram as primeiras máquinas com o Windows 3.1, processador 486 de 50 MHz, disco rígido de 120 MB, 4MB de RAM (expansíveis até 16 MB). O modelo 700c foi à primeira máquina a apresentar tela com tecnologia TFT. Outra inovação que esses modelos apresentaram, foi um pequeno ponteiro (trackpint) no meio do teclado, substituindo o mouse. Em 1994, surge o primeiro notebook com drive de CD-ROOM: Thinkpad 755CD.
Depois dos anos de 1990, os notebooks evoluíram, adquiriram velocidade e qualidade com designs cada vez mais bonitos, e diminuíram a quantidade de notebooks existentes no mercado, começando a circulação de um novo aparelho chamado: netbook.
(I) (II)
(I) Epson Hx-20 – primeiro computador que teve o conceito de portabilidade e mobilidade, e integrava uma pequena impressora de 24 colunas e um gravador de mini fita cassete, além da mini tela de cristal líquido. (II) IBM 5155 – criado em 1985 pela Rádio Snack (uma rede de lojas que em 1977 havia lançado o TRS-80, um estágio anterior ao laptop), este foi o primeiro notebook dobrável, com o monitor ocupando uma das metades.
NETBOOK
O netbook faz parte da nova geração dos computadores super portátil, e originou-se do subnotebook – laptop muito pequeno. Comparando com os notebooks, a diferença se encontra no peso, no preço e no tamanho do aparelho porque o netbook é mais leve, com menor porte e preço reduzido.
A INTEL teve a primeira iniciativa de montar um netbook, o qual foi elaborado no primeiro trimestre de 2008. O Asus Eee PC foi o primeiro netbook produzido no mercado, apresentando características de: notebook singelo, com apenas 7 polegadas e memória reduzida. Os netbooks desde sua criação é um oscilado entre 5 e 13 polegadas. Os aparelhos portáteis das próximas gerações têm tendência a vim com menor porte e mais leves.
Os netbooks tiveram uma evolução rápida: primeiro os pioneiros eram estruturados pelos processadores da INTEL CELERON, e depois pelo processador mais moderno o INTEL ATOM, que apresenta bom desempenho e custo energético bem sucedido. Além disso, os netbooks por ter tamanho reduzido, ele pode ser levado para qualquer lugar e transmite mais calor que os notebooks, um grande desconforto para os consumidores.
Asus Eee PC – Criado pela INTEL, a Asus Eee PC foi o primeiro netbook lançado no mundo, e possuem varias funções ideais para quem é estudante universitário e para pessoas que são muito atarefadas.
TABLET
O tablet, conhecido como tablet PC, é um dispositivo pessoal com formato de prancheta, e é usado basicamente para o acesso da Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, e entretenimento com jogos.
O tablet apresenta uma tela touchscreen (tela sensível ao toque) que é o dispositivo de entrada principal e a ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. Além disso, o tablet é um novo conceito tecnológico, o qual não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.
Os tablets surgiram no início de 2010, mas ficaram famosos depois do lançamento do iPad, o tablet da Apple.
Muitas pessoas confundem os tablets com os e-readers (leitores de livros digitais), mas a semelhança fica apenas no tamanho. Além disso, os e-readers servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras diversas funções.
CARACTERÍSTICAS DE UM TABLET:
1. Portabilidade: Perto de computadores comuns (desktops) e até mesmo dos notebooks e netbooks, os tablets são mais leves e super fáceis de transportar.
2. Temperatura: Eles não esquentam muito quanto os notebooks e, caso aconteça, será depois de um longo período de uso.
3. Bateria: Enquanto um notebook fica em torno de três horas sem precisar ser ligado na tomada, um tablet pode passar quase um dia inteiro (dependendo das configurações internas).
4. Acesso à Internet: Todos os tablets já vêm com conexão Wi-Fi e alguns também usam conexão 3G.
5. Aplicativos: Esses programas permitem acessar notícias, redes sociais, jogos e muito mais! O iPad, da Apple, é o tablet que tem o maior número de aplicativos.
6. Para os estudantes, o tablet pode ajudar na hora de carregar os diversos livros e fazer anotações. Além disso, as cópias digitais dos livros são mais em conta.
CURIOSIDADES
Há pouco tempo lançou um novo aparelho tecnológico no mercado: o “ultrabook”. Ultrabook é um tipo de subnotebook (laptop ultrafino) definido pela Intel.
Criado no ano de 2011, o ultrabook foi uma iniciativa da Intel de criar um mercado PC a fim de concorrer com a Apple Inc. MacBook Air. A empresa decidiu investir a quantia de 300 milhões de dólares em empresas que desenvolvam produtos e serviços para expandir o mercado de ultrabooks.
VANTAGENS DO ULTRABOOK:
Inicialização rápida= Ligado em um piscar de olhos; acesso rápido ao conteúdo.
Ultra-elegante= Com menos de 21 mm de espessura, o Ultrabook é altamente portátil, e é fácil de levar para qualquer lugar.
Autonomia prolongada= Trabalha por horas, fica em modo de espera por dias.
Asus UX21 ultrabook
CONCLUSÃO
Portanto, determinados aparelhos tecnológicos como computador, notebook, netbook e tablet possuem uma grande diferença no peso, no tamanho e no preço. Os computadores são formados por vários componentes: teclado, mouse, monitor, gabinete (conhecido como “CPU”) e demais periféricos. Além disso, ele ocupa bastante espaço, não há portabilidade e tem alto consumo de energia.
Os notebooks são computadores portáteis, tem bateria recarregável, possui consumo de energia inferior ao dos computadores, pode ser levado para qualquer lugar e é dobrável. Além disso, este aparelho é formado por teclado e trackpoint. Os netbooks são menores e mais leves que os notebooks, tem ótima duração de bateria, tela e teclado com tamanho reduzido, e não possui drive de CD/DVD.
Já os tablets são computadores portáteis sem teclado ou mouse, possuem tela touchscreen e tem alto custo.
Veja como os aparelhos tecnológicos (COMPUTADOR, NOTEBOOK, TABLET E NETBOOK) evoluíram:
BIBLIOGRAFIA
DIFERENÇAS ENTRE: NOTEBOOK, NETBOOK,TABLET,ALL-IN-ONE,DESKTOP E SMARTPHONE. (24 de Maio de 2011). Fonte: http://tctreinamentos.com.br/tc/2011/05/24/diferencas-entre-notebook-netbook-tablet-all-in-one-desktop-e-smartphone/
Netbook. (15 de Setembro de 2010). Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/netbook/
Por que ter um tablet? (02 de Abril de 2012). Fonte: http://todateen.uol.com.br/todatech/porque-ter-tablet/
Revolução do Computador. (14 de Dezembro de 2011). Fonte: http://dicasparamicros.blogspot.com.br/search/label/História
Tablet. (s.d.). Acesso em 01 de Junho de 2012, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet
Tecnologia&Design. (14 de Outubro de 2011). Fonte: http://ptecnologiaedesign.blogspot.com.br/2011/10/o-que-falar-sobre-o-avanco-do-notebook.html
Ultrabook Inspirado pela Intel. (s.d.). Acesso em 01 de Junho de 2012, disponível em http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/sponsors-of-tomorrow/ultrabook.html